segunda-feira, 21 de junho de 2010

Empregos?

Boa noite, visitantes! Sejam todos muito bem vindos à Casa Verde, onde residem Os Alienistas. Nesse lugar as idéias mais malucas correm pelos corredores, de boca em boca, de mente a mente. O famoso livro O Alienista, de Machado de Assis, será melhor comentado nos próximos posts.
Hoje temos um tema amplo, complexo e que possui um emaranhado de informações que, por vezes, escapam do nosso entendimento. Aliás, dois temas independentes, que são unidos por um laço: a pessoa, o ser. Você. O Mercado de Trabalho e as Oportunidades de Emprego são interligados exatamente por você que está lendo estas palavras. Você é a ligação de uma das coisas que movimenta a sociedade e a economia.
Mas o que é isso? O Mercado de Trabalho inclui dentro dele as Oportunidades de Emprego, de forma a gerar um sistema gigantesco e mundial. Já ouviu falar sobre a "Lei da oferta e da procura"? Essa é um dos pilares desse assunto! Os estudantes recém formatos, sedentos por um trabalho onde possam ganhar sua renda, procuram por Oportunidades de emprego. Mas em que lugar? No Mercado de trabalho. Ele é a oferta. Se um dos dois falta com recursos, ocorre um défict, e isso prejudica a economia do local. E o que isso me interessa? - Você deve se perguntar. Ora, esse setor é amplo e necessita de bons profissionais. Por que não ser você um deles?
Mercado de Trabalho:
Um "lugar" que abriga todos aqueles em busca de emprego, mas que, atendam os requisitos necessários para um bom desempenho. Atualmente o desenvolvimento dessas áreas está muito dependente do setor onde você deseja trabalhar. Em áreas como a Medicina, Engenharia e cursos altamente concorridos, o Mercado de Trabalho está saturado. Por quê? A mão-de-obra está em excesso, mas o trabalho em falta. Exatamente porque existe muita Procura por Oportunidades de Emprego, mas pouca oferta. E agora? Agora é o momento de você provar o que sabe! Quem tem chance no Mercado de Trabalho, é porque possuiu um bom embasamento para o conteúdo que tem hoje. Pois a grande maioria dos cursos, e até mesmo estágios, exigem o Segundo Grau completo (ou em andamento, no segundo caso). Não é uma coincidência esse ser o tema estipulado para nossa faixa estária? É polêmico e concorrido, e nós precisamos aprender como lidar com ele se quisermos ter uma boa carreira profissional.
O gráfico abaixo mostra as Oportunidades de Estágios no ano de 2008:
(O gráfico é grande, e pode deformar o layout)
Atualmente a situação continua parecida, existem grandes oportunidades nas maiores áreas do gráfico, levando-nos a pensam que nesse período novas vagas abriram para esses setores, ou que realmente possa ter ocorrido uma menor procura por emprego. Nos dias de hoje, podemos pensar nessa situação da seguinte forma: áreas de grande sucesso profissional, como os ramos ligados à Estações de Petróleo e Engenharia, estão com grande Oportunidade de Emprego. Por quê? Recentemente o Brasil tem conseguido grande sucesso na área petrolífera, e necessita de novos profissionais para exercerem as funções. Além de que, com o escândalo que está ocorrendo com o derramamento de petróleo no Golfo do México (que está se perdendo em média 100 mil barris de petróleo por dia), necessita urgentemente de especialistas para tentarem estabilizar, ou até mesmo finalizar com o problema. Em épocas de crise, nos temos que "recrutar" exatamente os estudantes para situações como essa, onde em com certeza pouco tempo, a procura irá aumentar significativamente.
Mas claro, além de novas oportunidades, ocorrem defasagens no mercado. E particurlamente nos últimos anos está ficando cada vez mais difícil garantir sua vaga. Então é necessário o empenho, uma especialização, e na hora de preencher o currículo deve-se falar as qualificações necessárias para aquela área. Do que adianta ser bom com números de você irá trabalhar com letras? Você deve além de procurar o curso adequado para as suas habilidades, ter bom-senso na hora se escolhê-lo e ir em busca de um emprego (Para os indecisos, clique aqui para fazer um teste vocacional). Quanto maior for a sua base de estudo, melhores serão suas chances no Mercado de Trabalho. E com certeza, boas oportunidades não faltarão!
Boa sorte para aqueles que irão ingressar nesse imenso ramo, ou estão já ingressados. Lembre-se: Experiência é um ponto importante, mas todos começam da estaca zero. Se seu empenho for grande, muitas chances aparecerão!
Boa noite, caros leitores. Espero vê-los em breve!

Os Alienistas.

19 comentários:

  1. Boa Tarde ,
    Venho por meio desta parabenizar os autores dessa reportagem , aonde souberam resaltar muito bem os problemas que os jovens enfretam diante da situção do primeiro emprego pós formação academica . E souberam explicar muito bem o sistema neoliberal e todas suas falhas como por exemplo : a falta de oportunidade de emprego

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, gente! Até minha mãe elogiou.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada, gente! O comentário de vocês é muito importante, voltem sempre que quiserem!

    ResponderExcluir
  4. muito bom eim, continua assim que vc escreve um livro! pq vc escreve muito beeeem!! :D

    ResponderExcluir
  5. hmm muito legla a parte dos estagios..

    ResponderExcluir
  6. pessoalmente, realmente me interessei pelos estagios. pena que não são tantos em arquitetura :/

    ResponderExcluir
  7. Muito bom Djuly, eu também estava interessada em um estágio, mas é uma pena que não dê por causa do colégio ):
    Enfim.. continue assim, você escreve muito bem. *-*

    ResponderExcluir
  8. realmente, experiência é fundamental, ainda mais pra conhecer a area profissional que pretende seguir.

    ResponderExcluir
  9. Adorei Dju! Tais escrevendo sobre assuntos que interessam muito a nós, adolescentes.. ou não só a adolescentes haha

    ResponderExcluir
  10. parabéns djuly, tá muito bom! :DD

    ResponderExcluir
  11. experiência acima, sempre. eu realmente acho que , se você se esforçar o suficiente, você pode conseguir o que você quiser . e também (por fazer ensino técnico em gestão, hmm) acho muito bom ter altas vagas de estágio envolvendo administração, hihi (:

    ResponderExcluir
  12. Esse negócio de estágio é complicado. Posso falar pela área de pedagogia a qual pertenco e sempre me frustrou, pois a remuneracao se comparava a um trabalho voluntário, sem contar que em meus tempos de estagiario pouco aprendi...
    O blog é excelente... Abracos

    ResponderExcluir
  13. muito boa a postagem, bem explicada e interessante. Parabens!

    ResponderExcluir
  14. Muitoo legal e bem interessante, gostei da parte dos estágios :]
    Dju vc escreve muito bem , continue assim ;p

    ResponderExcluir
  15. Parabéns;

    ótima produção...SUCESSSO!

    ResponderExcluir