segunda-feira, 28 de junho de 2010

Curso Técnico? Vaga garantida?

Olá, gente! Ficamos de deixar mais esclarecimentos sobre a idéia do nome no nosso ultimo post. Como já foi explicado, o nome vem do livro O Alienista, de Machado de Assis.



Acima o vídeo de uma peça de teatro da obra O Alienista.
Então, o tema dessa semana é Cursos Técnicos. Obviamente é clara a importância deles no mercado de trabalho. E as opções de cursos também são enormes. Para nós, alunos do Ensino Médio, existe a oportunidade de fazer o curso integrado. Este é aquele “tal” que se faz no mesmo período do Ensino Médio. No nosso estado existem instituições que oferecem esse recurso. Dentre os mais conhecidos estão o SENAI (particular) e o IFSC (governamental). As vantagens do curso técnico são:
*Mais rápidos que os cursos superiores, com média de 1000 horas;
* Focaliza matérias importantes, deixando de lado as muito teóricas;
* O aluno sai do curso pronto pro mercado de trabalho, além de poder terminar sua formação em um curso superior após o término do técnico.


As opções de cursos são grandes e assim acaba gerando mais oportunidades para os alunos que cursam. Já que, além de todo o estudo necessário transmitido pelas Escolas, ainda existe outro meio de relembrar e também aprofundar o assunto que você mais desejar. E essa é a melhor parte, pois você já estará adiantando sua escolha para a faculdade, e melhorando suas chances se ingressar nela. Mas o que estamos focalizando aqui no nosso blog é que: Melhorar é sempre necessário! Lembramos que, a remuneração de um curso técnico é menor do que a de um superior. Mas ainda assim, é a sua renda! Além de mais conhecimento, você ainda sente uma sensação de liberdade e independência. (Caso você não tenha certeza do que deseja fazer ainda existem os Cursos Experimentais). Um pós-graduado ganha mais do que um graduado, e um mestre ganha mais que um pós-graduado, e por aí vai. Investir em conhecimento nunca é demais, e com isso a remuneração acaba sendo maior, logicamente. O importante é ser bom no que você faz, e pra isso se necessita empenho. Independente do curso você faça, gostar é essencial. Isso vai levar a um serviço mais bem feito, o stress menor e entre outros benefícios.
A seguir segue um gráfico do Número de matrículas em cursos técnicos por região no ano de 2008:

É visível que a região Sul, de fato, não possui o maior numero de matrículas em 2008, como mostra o gráfico acima. Levando em consideração o número de habitantes, é considerável que a região sudeste esteja em primeiro lugar na pesquisa. Já que é a região mais populosa do Brasil, e este gráfico não é percentual, e sim per capita.
Visitamos o site do Ministério da Educação (clique no link para visitar o site e dar uma olhada nas oportunidades), indicado pela Its. E lá pudemos esclarecer algumas das dúvidas que não são somente nossas. Como por exemplo:
O que é um curso técnico: “É um curso de nível médio que objetiva capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo. Acesso imediato ao mercado de trabalho é um dos propósitos dos que buscam este curso, além da perspectiva de requalificação ou mesmo reinserção no setor produtivo. Este curso é aberto a candidatos que tenham concluído o ensino fundamental e para a obtenção do diploma de técnico é necessária a conclusão do ensino médio.” (Retirado do site do Ministério da Educação)
Ou seja, como já dissemos, é um meio alternativo de abrir novos caminhos para o Mercado de Trabalho e Oportunidades de Emprego (O post anterior explica melhor sobre esses temas). Não nos apegaremos muito a cursos superiores (que são feitos, como dito acima, para a requalificação – após a finalização do Ensino Médio). Mas como diz no próprio trecho, “Acesso imediato ao mercado de trabalho”. Espere aí, então é garantido que ao finalizar o curso, você, com toda certeza do mundo, conseguirá um emprego? Na verdade, não se pode dizer isso! Não é certo de que você realmente irá ingressar em um bom trabalho. Então o Ministério da Educação está fazendo propaganda enganosa? Calma, calma! Não é por aí! Existe sim uma grande preocupação da capacitação da pessoa que está fazendo o curso, e as chances realmente aumentam. Mas claro, propaganda é a alma do negócio. E se o desempenho durante o curso for bom, é imediato mesmo. Principalmente se você se destacar entre os demais. Então, mãos a obra!
Encontramos um vídeo feito pela Emissora de Televisão Globo, transmitido no Fantástico. Nele, Max Gehringer fala melhor sobre os cursos técnicos, seus benefícios, e como atualmente eles dão uma “força maior” do que apenas um Ensino Superior.



Bem, finalizamos dizendo que foi notável como é de grande importância (e de grande procura) para uma passagem para o Mercado de Trabalho. E como conselhos são sempre muito bons nos momentos de dúvida, um bom conselho é ainda melhor. E até mesmo o economista frisa no vídeo de como esse meio pode aumentar, e muito, suas chances de emprego. Ou seja, experiência nunca é demais, e um Curso Técnico ajuda muito nisso. Então para conseguir boas oportunidades, você tem que abrir bons caminhos, começando por pequenas ações. Até deu um ânimo para começar um, não? E desejo boa sorte para todos aqueles que tentarão! Obrigada por lerem nosso post dessa semana.
Os Alienistas

19 comentários:

  1. Belo BLOG!!!!! Legal já ta nos Favoritos!!!

    Twitter = @alexxfff

    ResponderExcluir
  2. Achei ótima a "matéria"! Muito bons os comentários... Eu, que faço o ensino médio integrado a um curso técnico, sei como é! É por um lado, divertido, mas também puxado. Mesmo assim, nada que mate. Traz mesmo muita experiência boa pro mercado, ainda mais quando o curso envolve bons professores e funcionários do mesmo mercado. Um curso técnico abre portas até mesmo para estágios, que ajudam ainda mais a entender melhor a parte técnica de todo emprego.

    ResponderExcluir
  3. Sou de São Paulo e aqui os cursos técnicos se tornaram bem populares. A concorrência é enorme! Eu já fiz (Informática e Comunicação Visual), e concordo que ajudam sim no ingresso ao mercado de trabalho, porém não é "garantido". Encurta o caminho, digamos assim, e a experiência ganha faz sim diferença em escolhas futuras.

    Acho uma ótima alternativa para conhecer melhor uma área pela qual se tem interesse, e quem sabe aprofundar-se mais no assunto na faculdade.

    ResponderExcluir
  4. muito bom esse post, eu pensei uma vez em fazer curso técnico, mas acabou que não fiz. Agora, depois de ter lido isso, acho que deveria ter feito...

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo post, gostei muito do tema e da forma como foi abordado. Os cursos técnicos realmente enviam hoje bons profissionais pro mercado de trabalho. E praqueles que estão nessa fase decisória é bem interessante porque pode unir o ensino médio ao conhecimento em uma área de interesse. E aí, futuramente pode-se aliar uma faculdade a um emprego legal também, coisa muito difícil pros universitários. Continuem escrevendo ;)

    ResponderExcluir
  6. Seu blog está muito fora do tema, Alienistas não tem nada haver com proficionalização, e essas pessoas que comentaram que está muito bom seu blog não tem senso critico. Você escreve bem, mas está misturando muitos assuntos e de tanto você escrever seu blog fica cansativo.

    ResponderExcluir
  7. Desculpe, mas você sabe o motivo de se chamar Os Alienistas?
    O blog foi feito para um concurso, e o nome vem de um livro do Machado de Assis.
    "Trata-se de um grande médico, que busca reconhecer em que consiste a loucura, mas sendo mais objetivo, tenta desvendar esse grande enigma que o rodeia." (Wikipédia)
    Os temas são propostos pela Revista Its, eu apenas sigo eles.
    E eu aceito críticas construtivas, como de estar cansativo. Mas não aceito dizer que meus leitores "não tem senso crítico".
    Obrigada (:

    ResponderExcluir
  8. está distacando bem a importancia dos cursos tecnicos, e que DESTACA TAMBÉM a introdução deles no mercado de trabalho

    ResponderExcluir
  9. enfim, aqui quem fala é mais uma integrante do grupo OS ALIENISTAS. Como participei da montagem do post não posso fazer elogios. Apenas esperar que todos gostem e aproveitem as dicas ;)

    ResponderExcluir
  10. Parabéns a todos do Blog! Continuem fazendo esse ótimo trabalho! Já sou seguidora!

    Quando vem o próximo?! Estou no aguardo!!

    ResponderExcluir
  11. Nunca gostei do alienista, tipo os caras seguiam um barbeiro, é óbvio que eles são loucos, lol quem segue um barbeiro, se eles fossem confiaveis não precisava de um espelho na nossa frente na hora de corta o cabelo.
    Se faz curso tecnico por 3 motivos; muito burro pra faculdade, muito apressado pra faculdade, muito trabalhoso pra faculdade, cursos tecnicos formam massa de trabalho só isso, besteira.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom falar sobre cursos técnicos, pois é um assunto que deveria ser mais falado entre os jovens pois é uma grande oportunidade para quem não pensa no que vai ser no futuro profissional.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns! Muito bem, continuem assim.

    ResponderExcluir
  14. Muito bom post, ótima explicação sobre os cursos técnicos e como eles encaminham para uma boa carreira profissional.

    ResponderExcluir
  15. Olá pessoal! Muito bom o post... tenho certeza que irá ajudar muita gente com dúvidas em sua carreira profissional!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  16. Ficou muito bom ai o post, parabens Djulyan e pessoal, se eu fosse alguem em duvida, sanaria minhas duvidas facilmente aqi
    Valeu Anderson

    ResponderExcluir