segunda-feira, 5 de julho de 2010

Importância do Curso Superior

Olá leitores! Espero que estejam gostando dos temas e que não se esqueçam de comentar!

Então, o tema dessa semana é “Qual a importância de um curso superior?”, assunto muito discutido nos dias de hoje, ainda mais pela grande concorrência no mercado de trabalho e a necessidade de um profissional competente.

Antigamente, um diploma em um curso superior era uma obrigação para quem quisesse “se dar bem na vida”. A lógica era simples, diploma = dinheiro no bolso.

Porém, atualmente a situação não é a mesma. Mais e mais o mercado está saturado de profissionais que não possuem nada além de um diploma, o que torna a concorrência ainda mais acirrada. Além do mais, existem ainda os cursos técnicos (leia o post anterior para maiores informações), os quais fornecem uma mão-de-obra rápida e especializada.

Claro, é inegável que um curso superior ainda representa muita coisa e é de fundamental importância em muitos casos. é ele que oferece um estudo mais aprofundado naquela área, tentando abrager não só a prática, como a teoria. Mas nos dias de hoje ele não é nada mais nada menos do que a base. Sem ele não há competição (e eu reforço, em alguns casos), porém, com somente ele, sem uma especialização, como uma pós-graduação ou um mestrado, a competição fica quase impossível.

A situação atual ocorre, pois, além de novas formas de especialização, ocorreu uma espécie de “banalização” do curso superior, com muitos cursos fajutos como os criados atualmente, que apenas "jogam a isca", a falsa promessa, de especialização.

De acordo com a Wikipédia, “O ensino superior, educação superior ou ensino terciárioé o nível mais elevado dos sistemas educativos, referindo-se normalmente a uma educação realizada em universidades, faculdades, institutos politécnicos, escolas superiores ou outras instituições que conferem graus acadêmicos ou diplomas profissionais.”

Se esse é “o nível mais elevado dos sistemas educativos”, é de se esperar que pelo menos os alunos estejam presentes nas aulas, e não que façam um curso tecnológico à distância.

Abaixo, segue um vídeo com uma opinião “diferente”, de Luiz Carlos Prates.

O Mercado de Trabalho, que costuma exigir muita experiência, diz pagar um salário um pouco “melhor” para quem já cursou um Curso Superior, do que somente um Curso Técnico. Claro, se você tiver os dois, as vantagens são ainda maiores. Mas um estudo revela que, ao contrário do que se imaginava, o impacto no emprego e no salário de quem cursou Ensino Técnico, é igual para quem cursou um Ensino Superior Presencial e a Distância.

O estudo foi conduzido pelo professor da Fundação Getúlio Vargas: Marcelo Neri, para o Instituto Votorantim. Seus principais objetivos eram analisar como ficou a vida de quem cursou (presencial ou à distância) algum tipo de Ensino Técnico, seja para uma qualificação profissional de curta duração, ensino de nível médio ou Curso Superior para formação de tecnólogos.Clique aqui para maiores informações.

Também é bom salientar que nem todos os cursos conduzem aos mesmos benefícios de carreira profissional. Existem as diferenças de cada curso, e dos tipos de curso, mas essa parte é individual. Uma vez ouvi alguém dizer “Na hora de escolher um curso, devemos pensar além do que nos agrada, a área em que ele atua e o salário” – Sim, o salário! Não tem como negar, vivemos em um mundo capitalista, e precisamos correr atrás do capital. Mas nunca se esqueça que um bom trabalhador tem que fazer o que gosta! A seguir segue um gráfico, para quem deseja analisar as opções salariais:

Bom leitores, esperamos ter conseguido passar a vocês que um curso superior é importante sim, mas sozinho ele não fará diferença. O importante é ter determinação e buscar mais especializações. E agora, iremos nos despedindo. Obrigada por lerem o post dessa semana. Voltem sempre, visitantes! Seu apoio é muito importante!

Os Alienistas